Numa sociedade em constante mudança é comum nos questionarmos o que é apenas um modismo e o que é realmente significativo e gerador de oportunidades de desenvolvimento.
STEM ou STEAM? Afinal, por que estas siglas tem aparecido tanto? E qual o seu signficado?
Poderíamos dizer que STEAM é uma evolução de STEM, que deriva das iniciais das palavras em inglês: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Math (Matemática).
E o “A”? Literalmente, significa Arts (Artes), englobando outras ciêncas, linguagens e formas de expressão, como: arquitetura, literatura, música, cinema, design, pintura, animação, etc.
Em projetos baseados em STEAM, a criança e o jovem tem a possibilidade de se relacionar com o conhecimento de forma global, pois o processo envolve troca de informações, construção de hipóteses, busca por conhecimentos e atividades “mão-na-massa” com a pesquisa e utilização de recursos para construção concreta; é possível interagir, investigar, descolbrir, conectar, testar hipóteses, refletir, criar e, como resultado de todas essas ações, conhecer e desejar obter mais conhecimentos, sejam eles matemáticos, linguísticos, relacionais, tecnológicos, etc.
O professor ou facilitador de aprendizagem STEAM não se limita a conteúdos disciplinares, formação para o mercado de trabalho, seleção por capacidades ou habilidades porque sabe que a experimentação e vivência do pensamento científico se estruturam sobre outras bases e devem ser “saboreada” por todos os alunos de forma lúdica e reflexiva. Inclui, estimula, oferece mentoria, apoio e leva todos a se expressar de uma forma ampla, utilizando os recursos a sua disposição, inclusive os tecnológicos, para fazer com que as crianças e jovens sejam protagonistas e aprendam sobre Matemática, Ciências, Engenharia, Tecnologia, Robótica, Artes, mas, principalmente sobre si mesmo.
Vou repassar. Mto obrigada!
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Obrigada, Maria do Carmo. Que possamos contribuir sempre com conteúdos para a sua rede!
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